O culto da manhã do dia 20 de novembro teve seu início com uma bela apresentação da turma infantil do Projeto Violino da PIBCG e a Ministra de Música Gisele Penido, com a Equipe de Louvor, adorou com toda igreja cantando os hinos: Adorador (Eishila) e Quebrantado (Vineyard). Foi um dia ensolarado de clima agradável, onde o pastor Adiel Gomes fez uma menção especial pelo Dia da Educação Teológica, convocando todos os seminaristas e professores de Seminários para juntos com aniversariantes agradecerem a Deus pelas bênçãos recebidas. O mesmo fez uma oração de louvor e gratidão.

Logo após a transmissão do vídeo com os informativos da PIBCG, a mensagem musical ficou por conta do Coro Feminino Faia Verde que, sob a regência do Irmã Adriana, adorou a Deus com dois belos hinos.

No momento de dedicação de vidas e bens no Altar do Senhor, o pastor Elber Macharetti lembrou que mesmo antes da mensagem, o Espírito Santo já estava falando aos corações dos presentes. Lembrou também de pedir oração pelos missionários que estão no campo e precisam da nossa contribuição e fidelidade. A diaconisa Elza orou ao Senhor pelas ofertas e pelas crianças que desceram para o Culto Infantil.

Após a leitura bíblica alternada que está em Lc 9.57-62; 23; Rm 11.36 o pastor Adiel Gomes, Ministro de Integração, orou pelo pregador da manhã para que nada pudesse impedir a atuação do Espírito Santo na vida da Igreja e que o Senhor pudesse usá-lo poderosamente para falar aos presentes.

Como introdução da mensagem o pastor Elber Macharetti, Ministro de Evangelismo e Missões, relembrou algumas situações de crise mundiais e pessoais que todos nós passamos. Após a leitura de Hebreus 4.12-16 ele fez um breve resumo do livro e da situação cultural e sócio econômica dos Judeus convertidos, os quais eram os destinatários da carta aos Hebreus.

Com o tema Lidando com as Crises, o pastor relata que o autor da carta aos Hebreus insiste em dizer que vale a pena seguir a Jesus, que é superior aos anjos, aos profetas e a Moisés. Onde quem perseverar alcançará o descanso eterno, pois só através de Jesus se pode chegar ao céu. A presença de Cristo na vida do salvo também pode representar o descanso citado na carta aos Hebreus, conforme está em Mateus 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Em momentos de crise podemos contar com a direção da Palavra de Deus (Hb 4.11 e 12). Sem a direção da Palavra de Deus a queda é mais do que uma possibilidade, é uma certeza. O grande objetivo do inimigo é nos afastar da Palavra de Deus. Não podemos flexibilizar as nossas ações e valores, mas sim nos espelhar sempre pela Palavra de Deus. A crise não é uma licença para pecar. Não devemos fazer concessões e pecar, nos afastando do Caminho. Nos tempos de crise, quando tudo parece nublado, você precisa mais do que nunca da Palavra, pois podemos contar com a compaixão do filho de Deus.

Em tempos de crise econômica, emocional e familiar desejamos fugir para um “paraíso” imaginário, mas só a presença de Jesus Cristo pode trazer paz e satisfação interior. Em João 6.68 Pedro faz a sua declaração de fé: “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna,”. Se estamos em crise, Jesus nos ama, se estamos em pecado, Ele nos ama. A Bíblia nos ensina a nos aproximarmos de Jesus com confiança. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hb.4.16), pois para lidar com as crises, você pode contar com direção de Deus e com a compaixão do Filho de Deus.

Ao final da mensagem o pastor Elber convocou a todos para que se rendessem aos pés de Cristo e deixassem Deus atuar em suas vidas de forma poderosa. Com uma oração e a bênção apostólica encerrou o culto da manhã.

Texto: Diácono Newton Cezar

Compartilhe: