A Música Servindo ao Senhor

msica

msicaA música é freqüentemente mencionada na Bíblia, pois cantar era parte integrante da cultura hebraica. O livro de Salmos é um hinário que nos exorta a cantar ao Senhor (Sl 149.1). Os israelitas não apenas cantavam em adoração a Deus, mas também cantavam enquanto trabalhavam (Nm 21.16-18). Davi cantou uma de suas composições quando da morte de Saul e Jônatas (2Sm 1.19-27), e, conforme está escrito no livro de Apocalipse, cantaremos, e muito, no céu! (Ap 19.1-8).

O “SERVIR” deve ser a marca registrada de um músico cristão. Como discípulos de Cristo, devemos colocar todo o nosso talento musical a serviço do Rei Jesus. Para servir fielmente a Jesus Cristo através do ministério, será preciso que se procure saber e conhecer o que Deus espera deste ministério que confiou aos seus “músicos”.

Será, portanto, necessário que estudemos sobre a música como um ministério do Corpo de Cristo e também um meio de serviço ao Senhor e ao Seu povo. Devemos entender qual o lugar que a música ocupa na Palavra e na Igreja contemporânea. Tendo em vista a quantidade de versículos que mencionam a música, os cânticos, o louvor, a adoração, o regozijo (“cantar com gozo”) e os instrumentos de música, entendemos que a música é algo muito importante para Deus. Em Sl 100.2, Deus ordena que nos acheguemos a Ele com louvor retumbante e com cânticos: “Servi ao Senhor com alegria…”. A palavra hebraica que se emprega para “alegria” é ramanah, que significa “clamor retumbante”. O maior livro da Bíblia, Salmos, é o livro dos cânticos. Logo, a música, o canto, o louvor e a adoração têm um lugar muito importante no coração de Deus.

Davi é talvez o músico mais conhecido da Bíblia. Enquanto pastoreava as ovelhas do seu pai, compôs belos salmos ao Senhor. De todos os homens mencionados na Bíblia, Davi foi o único de quem Deus disse que era um homem segundo o Seu coração. Davi instituiu várias coisas no ministério da música, organizando-o de forma bastante detalhada, dando origem ao que é chamado de “Estrutura Musical Davídica”.

A estrutura musical Davídica nos mostra que tudo que tocamos (instrumentos musicais) e tudo o que cantamos deve ser direcionado ao louvor a Deus; não importa onde o façamos, estaremos diante do trono do Senhor, para agradá-Lo, e para oferecermos sacrifícios somente a Ele, e a mais ninguém.

Todo o nosso serviço deve girar em torno da Sua presença!

Glórias a Deus por isso!

Pr. Carlos Elias de Souza Santos