EBD, Um Projeto Muito Especial

ebd juntos 2011    Tenho memoráveis lembranças da minha infância, vividas na Escola Bíblica Dominical. É realmente um lugar especial de acolhida e aprendizado que nos marcam para a vida toda.

Desejo hoje, neste domingo especial, no mês da Escola Bíblica Dominical, cumprimentar a todos os alunos que dominicalmente a frequentam, trazendo um sorriso no rosto, com um “Bom Dia” tão especial, tão cheio de paz, que verdadeiramente marcam o nosso domingo de cada semana. Aproveito para cumprimentar também os professores, diretores e secretários, que fazem de tudo para abençoar a Escola e seus alunos.

Sei que a Escola de hoje não é a mesma da minha época. Os tempos são outros! Hoje as mesmas histórias que um dia eu ouvi, são contadas através de superproduções cinematográficas, nas televisões, nos DVD’s e telões ou “datas-shows”. Não menos importantes não menos inspiradoras. Creio que esses novos recursos nos ajudam, e muito temos para comemorar com a chegada deles.

Num mês como este, cada aluno da EBD é desafiado a dar maior importância ao ensino da Bíblia. No livro texto nada mudou. Nada mudou como Ele não muda jamais! Doutrinariamente isso é muito bom, veja o que o Apóstolo Paulo fala para Timóteo: “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra”. Timóteo foi ensinado desde criança conforme vemos em 2 Tm 3.15: “Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras”. E também foi desafiado a permanecer nas coisas que aprendeu.

A EBD está na igreja com o fim claro de mostrar o caminho. Cabe ao aluno matricular-se nesta Escola e frequentá-la assiduamente. Nossa Escola deve ser sempre, um espaço rico de ensino e de aprendizado da Bíblia. Isto com certeza nos garante mudanças visíveis e observáveis aos olhos de todos.

Lanço também um desafio bíblico aos professores e coordenadores da nossa EBD, para que observem atentamente a exortação do Apóstolo Paulo que disse em Romanos 12.7: “…, o que ensina esmere-se no fazê-lo;…”. Está lançado o desafio.

Que o esforço, o empenho, o companheirismo e a presença dominical de cada professor e professora, aluno e aluna, diretor ou coordenador, seja coroado com a mais rica e poderosa ação do Espírito Santo de Deus que nos tem regenerado, guardado e ensinado para o Dia do Seu Louvor e Glória “(…) mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. (1 Pedro 1.23).

 

Participemos juntos deste projeto muito especial.

Pr. Carlos Elias de Souza Santos